quarta-feira, 25 de outubro de 2017

DICAS PARA A VESTIBULAR PARTE II

Amazônia novamente ameaçada

Entre 2.015 e 2.016 a derrubada da Floresta Amazônica foi a maior desde 2.008. Foram derrubados 7.989 quilômetros de mata o que representa um aumento de 29% em relação ao período anterior. O Estado do Pará foi o que registrou o maior desmatamento. Esse cenário ameaça o compromisso firmado pelo Brasil para reduzir o desmatamento.

O COMPROMISSO DO BRASSIL PERANTE O MUNDO

Ocorreram na Cop 21 em Dezembro de 2.015, em Paris. Foi nesta reunião que o Brasil comprometeu-se perante o mundo a reduzir a emissão de gases estufas em 37% até 2.025 e 43% até 2.030 (em relação aos índices de 2.005)
Para tanto assumiu uma série de responsabilidades em relação à preservação de suas florestas.
Com relação à Floresta Amazônica, a lei da Politica Nacional sobre mudança do clima em 2.010, estabelece que o Brasil se comprometa a reduzir o desmatamento em 80% em relação à média anterior. Porém a área desmatada em 2.016 é o dobro da meta fixada, o que afasta cada vez mais o Brasil de seu compromisso.

CAUSAS DESTE DESASTRE

Ambientalistas alegam que uma das causa do aumento do desmatamento é o Novo Código Florestal, aprovado em 2.012. Pois o mesmo flexibilizou regas ampliando áreas antes intactas, agora disponíveis para o desmatamento, e ainda anistiou as multas para quem promoveu desmatamento ilegal até 2.008. Essa anistia serve de combustível para o desmatamento atual. Prova disso é que desde a aprovação do Código o desmatamento aumentou em 75%.

FATORES POLITICOS TAMBEM CONTRIBUEM

A instabilidade politica e o quadro geral de endividamento dos governos: federal, estadual, e municipal restringem a liberação de recursos destinados à proteção da floresta. Além disso, a expansão acelerada e descontrolada da agropecuária para a terra virgem do domínio amazônico, a exploração de madeira ilegal e a produção de carvão vegetal tem se portado como verdadeiros "cupins verdes" devoradores de florestas.

O PAPEL DO GOVERNO ATRUAL
O presidente Michel Temer editou algumas medidas provisórias (MPs) que diminuem o grau de proteção da Floresta.
A negociação dessas medidas foi feita em consonância com interesses da Bancada Ruralista no Congresso Nacional.
Duas Mps mais polêmicas aprovadas pelo Congresso atingem o Parque Nacional de Jamanxim, uma unidade de proteção integral que não permite ocupação humana ou exploração de recursos. A região é uma das mais preservadas da Amazônia fica no sudoeste do Pará. As Mps querem transformá-la em Área de Proteção Ambiental, categoria mais fraca de proteção das matas, que permite a exploração econômica.
A outra grande polêmica foi a MP do Projeto RENCA exploração de cobre e ouro em área de reserva protegida.

AI DE TI VENEZUELA

A) Chavismo- 1.998 Hugo Chávez introduziu um conjunto de reformas no país, as quais chamou de Revolução Bolivariana" O projeto além da nacionalização de empresas e retirada de concessões dos meios de comunicação, levou para a população mais pobre um projeto de inclusão social. Tudo isso é logico financiado pelo petróleo que sempre correspondeu como carro chefe da economia venezuelana. Não se esqueçam da Venezuela é dona da maior reserva de petróleo do mundo e seu maior comprador sempre foi EUA.
Até 2.008 o preço do barril do petróleo ultrapassava a 120 US e financiava todos os projetos de Chávez, tanto interno como externo, expansão do socialismo do séc. XXI.
Em 2.008 a crise da sub prime provocada pelo setor imobiliário nos EUA atingiu o mundo todo. A recessão econômica ocupou o cenário de todo planeta. O petróleo começa a sobrar, e com uma oferta acima da demanda o preço por barril despenca.
Como não se bastasse isso o maior comprador de petróleo da Venezuela além de ser o estopim da crise passou a produzir gás e petróleo do XISTO, com isso o preço desde então caiu de mais de 100 US para míseros 40 US. A Venezuela que importa praticamente tudo: desde gêneros de primeira necessidade até bens de consumo final, mergulha em uma tremenda crise. Desprovida de caixa (falta de dólares) e com uma inflação que em 2.016 ultrapassou a 600%%. A crise Venezuela foi pautada pelo desabastecimento acompanhado de manifestações populares seguida de muitas mortes.
O país através de seu governo Nicolas Maduro para amenizar o problema convoca uma Constituinte formada apenas por Adeptos do partido de Chávez (chavistas) a oposição representada pela Mesa da Unidade Democrática (MUD) criticou e convocou o povo a rebelião. A Guarda Nacional passou a agir de maneira violeta. A atitude de Maduro foi repudiada pelas instituições internacionais e por vários países.
Atualmente o país vive uma Crise Humanitária que promove uma saída de refugiados para países vizinhos como é o caso do Brasil e Colômbia.

SÍRIA

Ditadura desde 1.970 (Hafiz al Assad) muçulmano xiita da linha alauita
A maioria da população da Síria é Sunita
2.000 Assume o controle do regime ditatorial Basar al Assad (filho de Hafiz)
2.011 Inicio do conflito em razão da expansão das Primavera Árabe para a Síria.
Tudo começou com um levante pacifico realizado contra o governo de Assad.
O Presidente reagiu com violência e crueldade transformando a manifestação em uma guerra civil, envolvendo governo, oposição e militares desertores.

Atores Envolvidos
Por um lado esta o regime sírio, liderado por Assad e apoiado pela Rússia, China e Irã.
Por outro lado a oposição armada e encabeçada por rebeldes sunitas.
Uma 3ª força é representada por grupos extremistas como por ex. o E.I.
E, finalmente os Curdos (etnia sem pátria que habita o leste da Síria).

Interferência das Grandes potências.

Rússia e iranianos dão suporte a Assad visando manter a influência na região
EUA e seus aliados apoiam os rebeldes sunitas contra Assad e ainda lutam contra o E.I.

Consequências
Maior tragédia humanitária registrada pós-período da Guerra Fria
Mais de 70% da população vivem em extrema pobreza.
Os refugiados vivem em condições precárias nos países vizinhos e Europa

Como já não se bastasse todo esse quadro de terror. Em Abril de 2.017 Donald Trump
resolveu de maneira unilateral atacar a região de HOMS na Síria com uma chuva de misseis. Sua justificativa e que o ditador sírio estava utilizando armas químicas contra a população civil. O fato ofendeu a Rússia

ESPANHA CATALUNHA

Nordeste da Espanha, região mais rica do país (responde por quase 20% do PIB espanhol) abriga a 2ª maior cidade do país Barcelona.
Em 1.975 ocorreu na Catalunha uma intensificação do movimento nacionalista. Com isso a região conquistou mais autonomia, com um Parlamento próprio e outras regalias.
O anseio separatista- Ganhou força á partir de 2.008 com a crise econômica vivida pelo país. Os catalães alegam que pagam ao governo central mais do que recebe do mesmo em investimentos e reivindicam a independência.
2.014- Referendo simbólico de Independência feito pelo parlamento catalão foi declarado inconstitucional
2.017- Separatistas realizam referendo proibido por Madri, e conseguem aprovação de 90% da população para a separação. Porém Madri responde de forma violenta e invoca o Artigo 155 da Constituição- Que permiti a Madri tomar o controle geral ou parcial da região caso o governo da mesma realizasse uma nova eleição.

5- INDIOS AMEÇADOS

Mobilização
Em 27 de Abril de 2.017, para protestar contra a redução de seus direitos, mais de 4.000 índios marcharam em Brasília.

Ameaça os direitos
Essa grande mobilização teve um significado especial por ser a maior dos últimos anos e por ocorrer em um momento de grande dificuldade para os índios A demarcação das terras esta pratica congelada em todo país.

UM DOS MOTIVOS

Foi à mudança nas leis como, por exemplo, a PEC 215 que visa transferir do Executivo para o Legislativo o poder de aprovar a demarcação de terras indígenas e quilombolas, além de vetar a ampliação. de terra indígena já demarcada.
As lideranças indígenas argumentam que a PEC 215 transformaria o que hoje é o reconhecimento de seu direito constitucional a terra em um processo a mercê de negociação de interesses econômicos e políticos para a votação no congresso, onde a bancada ruralista tem muita força e pouco interesse em demarcar terras para índios.

CONDIÇÕES DE VIDA
A lentidão da demarcação acelera a luta entre o índio e o ruralista.
Os confrontos ocorrem principalmente no MS. O estado tem vocação para o agronegócio, mas a expansão da atividade esbarra em limites das reservas indígenas. Esse quadro de enfrentamento leva na maioria das vezes a expulsão dos índios de suas terras e o aumento de casos de alcoolismo, usos de drogas, exploração sexual e suicídios.


O CENTÁNARIO DA REVULOÇÃO VERMELHA 1.917

Em 2.017 completa 100 anos da revolução russa que deu origem a URSS. Um dos mais importantes episódios do século XX ocorrido em 27 de Outubro 1.917

NACIONALISMO
A resposta de muitos governos a crise atual de globalização são as politicas nacionalistas, baseadas na exploração de sentimentos de identidade nacional para se posicionar na disputa global com outros países. Nesse contexto partidos de extrema direita ganham força na Europa. A plataforma desses partidos privilegia a soberania sobre a economia e aas fronteiras e um discurso anti-imigratório.
Nacionalismos de extra esquerda também estão em alta cometendo contra o povo grandes absurdos. No caso da Venezuela o povo além de sofrer torturas sofre com a fome absoluta e são obrigados a refugiar.

F A R C

Esse grupo formado na década de 1.960 cujo objetivo era implantar o socialismo na Colômbia já representou o maior terror para o país cometendo muitas mortes e sequestros.
Em 2.008 o referido grupo foi destruído através do Plano Colômbia e hoje volta a tomar conta do cenário politico da Colômbia através de um acordo de paz com o governo em troca de uma aceitação do referido grupo como um partido politico para disputar as eleições na Colômbia. Em um referendo realizado no país o povo votou contra o interesse da FARC e exigiu que seus componentes pagassem por tudo que fizeram.
Porém a posição do governo colombiano com o passar de um pequeno tempo, através do Congresso Nacional aprovou a proposta que prevê:
a) Indenização das vitimas
b) Participação ativa dos membros da FARC na politica do país.

MUDANÇAS NA ONU

A O.N. U foi criada logo após a 2ª Guerra Mundial com propostas de manter o equilíbrios da paz mundial. Portanto todas as regras que regem o organismo foram criadas no âmbito da 2ª Guerra e da Guerra Fria que não existem mais. O mundo é outro, mudou e a ONU permanece a mesma, daí a necessidade de mudanças.
O novo secretário Antonio Guterrez já esta propondo estas mudanças.
Motivos – A organização tem sido criticada por não resolver conflitos, com a antiga situação da Palestina e a recente guerra da Síria, e solucionar crises como do refugiados e da fome mundial que vem aumentando. Uma das principais limitações apontadas é a estrutura engessada e envelhecida do Conselho de Segurança.
Reformas- A estrutura do Conselho de Segurança tornou-se muito distante da realidade.
Potências como ALEMANHA E Japão não participam, assim como os países emergentes. As principais propostas para a reforma do C.S é ampliar o numero de membros e definir situações onde o direito de veto não poderá ser utilizado.

ENERGIA EÓLICA

Considerada renovável e limpa. Um dos países que mais investem neste tipo de energia é a ALEMANHA.
O Brasil já vem recentemente investindo pesado nesta matriz. Atualmente já possuímos 417 parques eólicos, a maioria encontra-se no litoral do Nordeste – Ceará. Nosso potencial passou de 2% para 3,5% (2.016).

AGRONEGOCIO FAZ BEM PARA A ECONOMIA, MAS DESTROE OUTRAS RIQUEZAS

Representa mais de 20% do PIB e 35% de toda energia gerada.
Brasil é o 2º maior fornecedor de produtos agropecuários, atrás apenas dos EUA (maior predador do meio ambiente).
No Brasil merece destaque da produção de açúcar, suco de laranja, café, milho, soja, arroz, carne bovina (maioria plantation, voltado para o mercado externo).
CRESCIMENTO – Nos últimos 30 anos a produção agrícola mais do que dobrou, praticamente triplicou.
Fatores Naturais Favoráveis foram em paetê responsáveis. Soma-se a isso o desenvolvimento tecnológico e o avanço das fronteiras agrícolas para o Cerrado e Amazônia (áreas de domínio natural). Além do Nordeste.
Tudo isso aumentou o desmatamento e ainda produziu maior concentração fundiária para o desespero daqueles que não possuem terra

DESIGUALDADE RACIAL
SITUAÇÃO NO BRASIL.
Os negros formam grande parte da população brasileira, mas encontra-se em situação desvantajosas devido a vários aspectos:
NA EDUCAÇÃO- a porcentagem do estudante de 18 a 24 anos que cursa o ensino superior é bem inferior em relação aos brancos.
SALARIOS – ganham 60% a menos que os brancos
POLITICA- tem baixa representatividade
MORTE- maioria morre assassinado por armas de fogo.
No Brasil o racismo é crime desde 2.010; porém existe aqui um preconceito invisível, ou seja, existe uma dificuldade para reconhecermos que ele existe. Vigora a ideia de que vivemos em democracia racial

URBANIZAÇÃO
Processo de formação ou de ampliação das áreas urbanas em contraposição com áreas rurais e domínios naturais.
SEGREGAÇÃO URBANA
Nas grandes cidades, pessoas que tem maior poder aquisitivo ocupam regiões privilegiadas, enquanto os mais pobres são empurrados para as periferias, áreas de alto risco em submoradias.
Cerca de 90% dos brasileiros moram na Zona Urbana e mais da metade vivem em arranjos populacionais. E muito comum este trabalhador da periferia e cidades dormitórios utilizarem a maior parte de seu tempo para sair de casa e chegar a seu trabalho. Todo dia uma massa humana nas primeiras horas da manhã deixam seus lares muito afastados e caminham até o centro da metrópole para o trabalho, retornando nas primeiras horas da noite. A isso damos o nome de MOVIMENTO PENDULAR.

ÁGUA
O sertão do nordeste é a área mais seca do Brasil. Mesmo assim durante o ano apresenta três meses de chuvas, que no total não ultrapassa a 500mm anuais (escassez).
Como não se bastasse isso as chuvas não tem uma data certa para cair, apenas uma data provável, por isso são chamadas de irregulares. Pois bem! Desde 2.012 esta irregularidade vem aumentando e a escassez promove a maior seca dos últimos cem anos.
Muitas cidades encontram-se em estado de emergência e são socorridas por politicas públicas ineficientes através da construção de poços e cisternas. O projeto do São Francisco que consta da transposição do rio para levar água para áreas mais secas caminha a passos de tartaruga. Pior que isso esta obra vem sendo criticada pelo superfaturamento e impactos ambientais.
Para piorar o sertão vem sofrendo dois processos impactantes provocados pela ação do homem. Trata-se da Desertificação e da Salinização. Quando esses processos sem controle ambiental se expandirem, adeus água. Segundo a O.M.S até 2.050, 3 bilhões de pessoas terão que conviver ou morrer pela falta de água.

FEBRE AMARELA

Teve inicio no começo de 2.017 e é o maior surto desde 1.980. Trata-se da febre amarela silvestre, típicas das matas de quase todo país. Os macacos são os maiores hospedeiros, e os vetores de transmissão aos seres humanos. A prevenção é feita com vacinação. Um dos problemas – A Falta de saneamento básico nas metrópoles, favorece a proliferação do mosquito. 

MARIANA – DESASTRE SÓCIO AMBIENTAL

2.017- Dois anos já se passaram do maior desastre ambiental ocorrido no Brasil que destruiu 19 vidas e soterrou o Distrito de Bento Rodrigues em Mariana MG.
Tudo aconteceu em 2.015 quando a barragem do Fundão (pertencente a empresa Samarco) que armazena rejeitos de minério de ferro não resistiu a elevada quantidade de rejeitos, nela depositada e uma de suas paredes cedeu promovendo um tsunami de lama tóxica que logo após soterrar o Distrito de Bento Gonçalves atingiu o Rio Doce e seus afluentes. Por onde passava a lama levava morte e destruição tanto de pessoas quanto da fauna e da flora que ocupavam os rios, suas várzeas  e o entorno . A lama não parou ai, em sua longa marcha o rio a levou até o mar do Espirito Santo promovendo alterações na qualidade da água marinha.

O problema é que até hoje as empresas responsáveis (Samarco, BP, Vale) pouco se esforçaram para recuperar o que destruíram. O cenário continua asfixiado e solta um grito agudo de SOCORRO  para todo planeta.